O município de Itirapina foi um dos escolhidos para a realização do Projeto “Tratô na Roça: Capacitação em saneamento rural em municípios de pequeno porte da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré”.

O objetivo principal do projeto é realizar uma capacitação envolvendo os agricultores do município, divulgando a importância do saneamento rural para a saúde do meio ambiente e da população como um todo.

Para isto, primeiramente foi realizada uma reunião de apresentação do projeto, no dia 26/09 no anfiteatro municipal, onde alguns proprietários rurais foram contemplados com tecnologias de saneamento rural sorteadas durante o evento. As tecnologias sociais que fazem parte do projeto são:  fossa séptica biodigestora (modelo Embrapa), clorador, cisterna e composteira.

Agora é a vez da realização das oficinas de capacitação. Nessas oficinas, além da parte teórica, serão instaladas unidades demonstrativas das 4 tecnologias nas propriedades sorteadas. Além disso, em cada oficina, os participantes concorrerão a mais uma tecnologia que será sorteada!

A ideia é que, mesmo os participantes que não forem sorteados, consigam replicar as tecnologias (que são simples e de baixo custo) em suas propriedades, contribuindo dessa forma, com o saneamento rural do município.

Convidamos todos os agricultores e demais interessados a participarem das oficinas no município de Itirapina, que ocorrerão nas seguintes datas e locais:

Oficina CLORADOR: 25/10/19(sexta) das 9h00 às 12h. Local: Recanto Nossa Senhora Aparecida – estrada municipal de Itirapina ao Buraco Frio. (beneficiado: Claudinei Correa)

Oficina COMPOSTAGEM: 25/10/19(sexta) das 14h às 17h30. Local: Restaurante Ulisses – Itaqueri da Serra, rua 2 nº 138  (beneficiado: Money dos Santos)

Oficina de FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA: 01/11/19(sexta) das 8h30 às 17h30. Local: Fazenda Serrinha – Estrada Buraco Frio (beneficiado: Roney Gomes da Silva )

Oficina de CISTERNA: a definir.

Lembrem-se que em cada oficina, teremos mais sorteios para as tecnologias! Participe e concorra! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *