MUTS Rio Claro

Realização da 2ª Assembléia do projeto MUTS e Arraiá Junino do Jardim das Nações 2

O projeto MUTS foi realizado em Rio Claro ao longo do ano de 2019, com inúmeras atividades e etapas durante seu processo. Abaixo um breve resumo das atividades realizadas com hiperlinks para aprofundamento 😀

Em março de 2019, após dois meses de planejamento interno e articulações iniciais, foi realizada a primeira visita de todos os integrantes da equipe da Associação Veracidade ao Residencial. A partir desse dia, a equipe esteve no Residencial semanalmente. Na semana seguinte aconteceu a primeira reunião com os moradores do bairro para apresentação do projeto na área comum do Residencial Portugal. Foram relatadas diversas demandas tais como a necessidade de atividades para crianças, de ações culturais, limpeza e organização do território.

No mês de abril aconteceu a primeira reunião do Grupo de Acompanhamento Local (GAL), contando com a presença de moradores, Associação Veracidade, Rede Interação e representantes do CRAS e da Secretaria Municipal de Habitação. A reunião mostrou-se um momento bastante importante para o projeto e para a apropriação dele por parte dos moradores (assim como percebido nas outras edições do MUTS realizadas pela Veracidade). Os representantes da Prefeitura se mostraram interessados em apoiar o projeto. Nessa reunião, foram pautados assuntos como a gestão condominial que não foi realizada no empreendimento, valores das parcelas dos apartamentos, arrecadação dos condomínios e mobilização dos moradores. 

A primeira assembleia do Projeto MUTS no empreendimento Viver Melhor Rio Claro II aconteceu no dia 27 de abril, com a participação de pouco mais de 50 adultos, onde foi apresentado publicamente o projeto MUTS e a tecnologia social do autorrecenseamento, para o qual se estabeleceu uma equipe de mobilizadoras e pesquisadoras no dia seguinte, quando foi aplicado o primeiro treinamento.

No dia 27 de julho foi realizada a segunda assembleia do projeto junto com o “1º Arraiá das Nações”, com mais de 500 pessoas presentes no evento comunitário onde foram apresentados os resultados do autorrecenseamento, com dados estatísticos socioeconômicos obtidos a partir de aproximadamente 1.000 entrevistas domiciliares realizadas por moradoras do bairro.

Entre os meses de setembro e novembro foram realizadas atividades de educação patrimonial (para debater a importância dos cuidados com os imóveis e do bairro como um todo na qualidade de vida dos moradores e moradoras); educação ambiental, com visita a São Carlos para conhecer a sede da Associação Veracidade, a Feira de Orgânicos e outras experiências e uma visita ao Horto Municipal de Rio Claro; e educação financeira, todas com ampla participação da comunidade local. À partir de outubro iniciaram-se as reuniões para construção do Plano de Ação Comunitário (PAC), documento construído a partir de metodologias participativas onde constam as prioridades dos moradores no sentido da melhoria das condições de vida no bairro e que foi apresentado e validado na terceira e última assembleia do projeto, realizada em dezembro, concomitantemente à festa de aniversário do residencial.

Para mais detalhes das atividades realizadas, leia na íntegra as duas edições do informativo local produzido e distribuído no bairro para os moradores do Jardim das Nações 2

PRIMEIRA EDIÇÃO DO JJN (maio 2019)

SEGUNDA EDIÇÃO DO JJN (novembro 2019)

Em breve sai um vídeo institucional completo sobre a realização do projeto. Até lá, você pode conferir em nossas redes sociais, alguns vídeos que mostram diferentes momentos 😉

É só chegar no nosso YouTube, Facebook ou Instagram <3

Conheça o bairro onde aconteceu o projeto MUTS