Localização do Condomínio Sérgio Lucchiari na cidade de Taubaté/SP.

O Projeto MUTS ocorreu em Taubaté/SP entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018 no Condomínio Sérgio Lucchiari, empreendimento com 320 famílias.

Na primeira etapa, foi feito um processo de mobilização para formar um grupo de mobilizadoras. Destas, seis se empenharam em realizar o Autorrecenseamento, cujos dados que chamaram a atenção dos/as moradores/as foram questões de saúde (elevado número de pessoas com doenças respiratórias), baixo grau de escolaridade, baixa renda da população e questões sérias de infraestrutura do condomínio. 

As reuniões do Grupo de Acompanhamento Local foram realizadas durante o projeto, articulando gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e funcionários do Banco do Brasil, que estiveram presentes tirando dúvidas da população e contribuindo com atividades no bairro. Ao longo do período de execução do projeto foram realizados outros tipos de atividades: plantio de mudas no Dia da Árvore, plantio em vaso autoirrigável, contação de histórias, horta em caixote, produção de brinquedos com materiais recicláveis, roda de conversa sobre ervas medicinais e construção de minhocários.

Com a escolha, pelos/as moradores/as em Assembleia Geral, da TS Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, foi feita uma capacitação junto ao Cepagro – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo em compostagem comunitária em fevereiro de 2018. 

Durante a formação, com parceria inclusive dos educadores ambientais da EcoTaubaté (concessionária de resíduos da cidade), foi instalada uma composteira comunitária na casa de uma das mobilizadoras, Camila, e foram distribuídos baldinhos para que os/as moradores/as pudessem armazenar seus resíduos orgânicos até os dias corretos de “virada” na composteira. Até hoje há famílias mobilizadas que produzem composto orgânico de forma comunitária no bairro e utilizam no plantio de flores, temperos e frutas.