O projeto, promovido pela UFSCar foi executado com consultoria técnica especializada pela Associação Veracidade, coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Federal de São Carlos (SGAS-UFSCar)/Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar (LASCA-DHb), do Laboratório de Estudos da Fauna (LEF/DCAm) e do Laboratório de Educação Ambiental (LEA/DCAm). O referido programa (PECAmb – São Carlos VIII) visa subsidiar a implantação e uso do Centro Sustentável de Cultura Ambiental (CeSCA) a ser construído futuramente no bairro São Carlos VIII.
O projeto surge a partir da demanda para uso apropriado de um espaço existente no bairro, que foi apoiada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O recurso financeiro para a execução é oriundo de multas ambientais e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) fará sua gestão. A Associação Veracidade foi selecionada a partir de licitação pública aberta no segundo semestre de 2020. As atividades tiveram início no mês de janeiro e aconteceram até o final de setembro de 2021.
O trabalho teve inicialmente uma etapa de diagnóstico a partir de coleta e sistematização de dados, onde foram realizados três diagnósticos: socioambiental; percepção ambiental e das atividades e ações de Educação Ambiental existentes nos espaços educativos formais e não-formais do bairro. Acesse aqui o documento completo de diagnóstico.
Em segundo momento, foi realizado, a partir desse aporte inicial, a elaboração de um Programa de Educação e Cultural Ambiental (PEACamb) voltado à comunidade do bairro São Carlos VIII e ao uso do CeSCA. Acesse aqui o PECAmb.
Para a garantia de um programa que efetivamente contribua com o desenvolvimento do bairro e que seja contextualizado às suas demandas coletivas foi essencial o estabelecimento de diálogo com a comunidade local, processo que o PECAmb São Carlos VIII prezou durante a realização do projeto apesar de todas as atividades para sua realização terem sido adaptadas ao contexto pandêmico atual.
A partir do diagnóstico realizado, o Programa de Educação e Cultura Ambiental do Bairro São Carlos 8 foi finalizado e divulgado para a população do bairro, atores sociais locais e conselhos municipais. Como resultado final temos dois documentos públicos, o diagnóstico local e o próprio programa, que serão guias para o funcionamento do futuro CESCa – Centro de Educação e Cultura Ambiental do Bairro São Carlos 8.