Local onde será implementado o centro

O projeto, promovido pela UFSCar será executado com consultoria técnica especializada pela Associação Veracidade, coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Federal de São Carlos (SGAS-UFSCar)/Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar (LASCA-DHb), do Laboratório de Estudos da Fauna (LEF/DCAm) e do Laboratório de Educação Ambiental (LEA/DCAm). O referido programa (PECAmb – São Carlos VIII) visa subsidiar a implantação e uso do Centro Sustentável de Cultura Ambiental (CeSCA) a ser construído futuramente no bairro São Carlos VIII. 

O projeto surge a partir da demanda para uso apropriado de um espaço existente no bairro, que foi apoiada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O recurso financeiro para a execução é oriundo de multas ambientais e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) fará sua gestão. A Associação Veracidade foi selecionada a partir de licitação pública aberta no segundo semestre de 2020. As atividades tiveram início no mês de janeiro e acontecerão até o final de julho de 2021.

Equipe da Associação Veracidade engajada no projeto

O trabalho inicialmente tem prevista uma etapa de diagnóstico a partir de coleta e sistematização de dados, onde serão realizados três diagnósticos: socioambiental; percepção ambiental e das atividades e ações de Educação Ambiental existentes nos espaços educativos formais e não-formais do bairro. Em segundo momento, será realizado, a partir desse aporte inicial, a elaboração de um Programa de Educação e Cultural Ambiental Ambiental voltado à comunidade do bairro São Carlos VIII e ao uso do CeSCA. 

Para a garantia de um programa que efetivamente contribua com o desenvolvimento do bairro e que seja contextualizado às suas demandas coletivas é essencial o estabelecimento de diálogo com a comunidade local, processo que o PECAmb São Carlos VIII iniciará nos próximos meses.

Devido ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 todas as atividades para a realização desse projeto serão adaptadas ao contexto atual.