A Associação Veracidade e a Vetiver Consultoria e Projetos Ambientais convidam você para este curso de formação em educação ambiental e recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

O curso pretende contribuir com as ações e projetos de educação ambiental que são realizados na bacia de forma a se ter uma visão integrada do tema e do território que habitamos. Teremos como tópicos da formação o reconhecimento da bacia, a participação em instâncias públicas, a gestão dos recursos hídricos e a atuação com educação ambiental.

Além do aprimoramento e qualificação das ações de educação ambiental, o curso pretende fomentar a articulação de pessoas que atuam nessa área e a formação de uma rede na Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, o que pode promover um fortalecimento da educação ambiental no território como um todo.

Assim, nossa proposta é trabalharmos com conhecimentos técnicos e experiências vivenciais, conhecendo projetos que são realizados na nossa região e nos conectando enquanto rede de educação ambiental na bacia.

PROSEAR tem uma proposta metodológica leve, descontraída e dialógica, onde vivenciaremos troca de conhecimentos, construção conjunta, partilha e escuta. Nos fundamentamos em metodologias ativas e contamos com uma equipe, convidados e parceiros com uma sólida experiência nos temas abordados no curso.


Público participante

Pessoas que atuam com educação, gestão pública, gestão de recursos hídricos e educação ambiental na bacia, provenientes de instituições de ensino, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, instituições privadas e instâncias de tomada de decisão.


Carga horária

A formação contará com 6 encontros presenciais de 8 horas aos sábados, um encontro telepresencial de 3 horas e 19 horas de atividades à distância. A carga horária total do curso é de 70 horas.


Programação


01/02
Apresentação da proposta do projeto e reflexão sobre construção coletiva de saberes.
Local: Encontro telepresencial

15/02
Território – (re)conhecendo nossa bacia.
Participação: Julio Moraes (UFSCar – Sorocaba).
Local: São Carlos

07/03
Território – (re)conhecendo nossa bacia. Previsão de visita a campo na região.
Participação: Polícia Ambiental de Ibitinga e Fundação Florestal – APA Ibitinga.
Local: Ibitinga

28/03
Participação em instâncias públicas e de educação ambiental.
Participação: DAAE Araraquara e Marcos Sorrentino (ESALq/USP).
Local: Araraquara

25/04
Atuando com educação ambiental: Educação Popular e Educomunicação.
Participação: Grupo Ecociente (Dourado) e Valéria Oliveira de Vasconcelos (Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL).
Local: Dourado

.

30/05
Atuando com educação ambiental: Como fazer junto e fazer acontecer ações de educação ambiental.
Participação: Mayla Valenti (Fubá – educação ambiental e criatividade).
Local: Bauru

27/06
Atuando com educação ambiental: desafios e oportunidades ao se trabalhar com educação ambiental.
Encerramento.
Local: Jaú

Cada encontro será sistematizado e os conhecimentos construídos coletivamente serão compartilhados para as/os participantes do curso.

As atividades à distância envolvem conhecer instâncias públicas de tomada de decisão, a gestão dos recursos hídricos no próprio município, as demandas da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré e possibilidades de aplicação das diretrizes do Plano Diretor de Educação Ambiental da bacia do Tietê-Jacaré nos próprios municípios.

Temos como um de nossos princípios a permanente avaliação crítica do processo educativo, que será realizada continuamente ao longo da formação junto às/aos participantes, para que dentro do escopo do projeto possamos levar essas avaliações em consideração na construção de um processo participativo e de constante aprimoramento.


Custos

O curso é gratuito.

Os encontros ocorrerão nos municípios de São Carlos, Dourado, Ibitinga, Araraquara, Bauru e Jaú. Os custos com deslocamento até esses municípios, assim como o almoço nesses dias, é de responsabilidade de cada participante.


Inscrição

São 60 vagas disponíveis e faremos uma seleção de participantes prezando pela diversidade do grupo. Após fazer sua inscrição, entraremos em contato para confirmar sua participação.

INSCREVER-SE

Certificação

Para ter a certificação do curso é necessário participar de 75% dos encontros presenciais e entregar as atividades realizadas à distância.


Realização

A Associação Veracidade foi formada no ano de 2012 e tem a missão de transformar a realidade urbana a partir da permacultura, agroecologia, educação ambiental crítica, educação popular e economia solidária, colocando em prática a construção de sociedades sustentáveis através de ações e projetos que contrapõem e complementam a falta de acesso às necessidades sociais, econômicas e ambientais das cidades. Entre sua atuação com educação ambiental estão os projetos GIRO – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e entre 2018 e 2019 participou da realização do projeto Cursando Águas, curso de formação para educadoras e educadores da rede pública do município de São Carlos. Atualmente desenvolve os projetos: MUTS – Moradia Urbana com Tecnologia Social em Rio Claro, Tratô na Roça – Saneamento Rural na bacia Tietê-Jacaré e Agro é Floresta – implementação de SAFs em MG.
– saiba mais –

A Vetiver atua desde 2010 em diversas áreas tais como regularização ambiental, cursos de aperfeiçoamento, vegetação nativa, educação ambiental, projetos de engenharia, licenciamento ambiental e planos de gerenciamento. Na área de educação ambiental, tem experiência tanto na elaboração de projetos de educação ambiental, quanto em sua execução, incluindo o desenvolvimento de materiais de apoio. Dentre as atividades já realizadas pela empresa estão a participação na elaboração do Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e a execução do Projeto Sociambiental Rio Pardo Rio Limpo, no município de São José do Rio Pardo. Atualmente, a empresa realiza a execução do Projeto Técnico Socioambiental – ETE Vargem Limpa, no município de Bauru.
– saiba mais –


Financiamento

Projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).


“Planilha Orçamentária do Projeto de Capacitação de atores e educadores em educação ambiental e recursos hídricos na bacia do Tietê-Jacaré financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO 2017-TJ-407 contrato 173/2018.”