Turma do projeto Skate Cidadão

O Projeto Skate Cidadão tem por objetivo promover a cultura e cidadania através da prática esportiva do skate no bairro São Carlos VIII.

A iniciativa ocorreu de forma voluntária por dois anos, através de aulas de segunda à sexta-feira no CEU Emílio Manzano. No início havia apenas alguns alunos e os equipamentos eram emprestados dos educadores e apoiadores do projeto. Com o passar do tempo, as aulas tiveram mais alunos e a comunidade local começou a se interessar pela prática do skate. Os educadores conseguiram adquirir mais equipamentos através de doações e apoios financeiros pontuais, o que possibilitou expandir o projeto. No ano de 2019 o projeto recebeu um aporte de recurso financeiro via emenda parlamentar dos Vereadores Laide das Graças Simões (MDB); Marco Antonio Amaral (MDB) e Luis Carlos Fernandes da Cruz (MDB), sendo formalizado pelo Termo de Fomento no 21/2019, em atendimento a Lei Municipal, no 19.351, de 03 de outubro de 2019. Prevendo o atendimento de até 100 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. 

O Projeto Skate Cidadão tem ganhado notoriedade no bairro, tanto pela transformação na comunidade local como pela divulgação nas mídias locais (veja essa reportagem da EPTV). Destaca-se a visita de Sandro Dias, o “Mineirinho”, um dos maiores skatistas brasileiros e hexacampeão mundial, no CEU Emílio Manzano para conhecer a iniciativa e realizar um “bate-papo” com as crianças e adolescentes do projeto. A parcela majoritária do público atendido é oriunda do próprio bairro. Esta região apresenta características de vulnerabilidade social marcantes, como situação socioeconômica desfavorável e ambiente familiar conflituoso. Além disso, problemas relacionados à evasão escolar também são recorrentes. Dentro deste contexto, o Projeto Skate Cidadão não se limita ao ensino de técnicas de skate, mas busca a promoção da cidadania. A prática esportiva do skate, abrangendo desde uma opção ao lazer até um viés de incentivo profissional, alia-se a cultura e a educação. Dessa forma, os participantes, a partir de suas percepções pessoais e de novos referenciais trazidos pelas ações e atividades propostas, são incentivados a se tornarem sujeitos atuantes no contexto em que se inserem.

Veja o vídeo do projeto no YouTube:

TRANSPARÊNCIA:

Cronograma de desembolso 

ParcelasExercícioValor
1ª Parcela2019R$ 5.300,00
2ª Parcela2020R$ 64.700,00

Clique aqui para baixar nosso PLANO DE TRABALHO COMPLETO para conhecer os detalhes do projeto

Clique aqui para baixar o nosso TERMO DE FOMENTO assinado junto a prefeitura de São Carlos