O Projeto Chibarro tem por objetivo discutir junto à comunidade local dos bairros Aracê Santo Antonio, Embaré e região, questões de uso e ocupação da Bacia do Chibarro, alternativas para proteção da vegetação nativa e formas de produção sustentável a partir da replicação de tecnologias sociais. As tecnologias sociais são tecnologias que se propõe a atuar sobre um problema social, que considera os saberes dos atores diretamente afetados com o problema, apresentando baixo custo e ajudando na promoção da autonomia dos envolvidos.

Para o reconhecimento dessas tecnologias sociais e do território que abrange o Rio Chibarro, estão previstas saídas de campo e atividades teórico-práticas com instalação de unidades demonstrativas. Alguns exemplos de tecnologias sociais instaladas durante o projeto são: Sistema Agroflorestal, Fossa Séptica Biodigestora, Bacia de Evapotranspiração, Composteira, entre outras.

As atividades do Projeto Chibarro ocorrerão em dois ciclos de atividades, no primeiro ciclo o foco será “Uso e Ocupação”, com o intuito de reconhecimento da bacia hidrográfica, Parques Urbanos constituídos na região e formações relacionadas ao tema. No segundo ciclo o foco será “Saneamento Rural” com a implantação de unidades demonstrativas de tecnologias sociais.

Além disso, o projeto busca auxiliar no fortalecimento de um grupo comunitário para organizar as principais demandas da sub-bacia, com o intuito de realizar uma Audiência Pública no final do projeto, a fim de apresentar as principais questões pautadas coletivamente em relação à sub-bacia do Chibarro.

PROCESSO SINFEHIDRO: 2021 – TJ – 505 CONTRATO Nº 280/2021

Após a apresentação do projeto em reuniões abertas nos bairros Aracê Santo Antonio e Jardim Embaré, o Projeto Chibarro começou suas atividades ecopedagógicas abertas ao público geral de São Carlos.

O grupo formado por moradores dos bairros e arredores já acompanhou a equipe em alguns passeios como: reconhecimento da Bacia do Rio Chibarro, visita ao Sítio São João e construção do Viveiro de Mudas na CEMEI Nilson Ap. Gonçalves.

Visita ao Sítio São João

Passeio de reconhecimento da Bacia do Rio Chibarro

Construção do viveiro de mudas na CEMEI Nilson Ap. Gonçalves

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público Caso você tenha interesse em ficar por dentro de todas as novidades do projeto entre em contato através do número de WhatsApp (11) 96250.9171 para participar do nosso grupo de atualizações.