A partir de uma demanda induzida do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ) elaborada em 2018, é com alegria e responsabilidade que iniciamos em junho deste ano um projeto que visa contribuir para a comunicação que tem sido feita no âmbito deste comitê.
O Fala TJ tem como objetivo integrar o comitê, seus membros e a população assentada sobre nossa bacia hidrográfica, informando sobre suas atividades, seu funcionamento e ampliando o conhecimento geral sobre a gestão de nossos recursos hídricos, criando vínculos e estabelecendo a articulação de uma rede integrada e ativa.
Será um projeto multiplataforma que visa estimular a propagação da informação, a participação crítica da/o cidadã/o da região e que favoreça o diálogo entre os entes envolvidos para o melhor uso dos recursos hídricos locais.
Você conhece o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ)?
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ) foi criado dentro do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) como um dos órgãos e colegiados que concebe e implementa a Política Nacional das Águas.
O CBH-TJ tem o objetivo de elaborar e gerenciar políticas para a gestão da bacia de maneira coletiva e participativa, sendo composto por representantes dos três níveis do poder público (federal – caso a bacia envolva mais de um Estado ou outro país, estadual e municipal), usuários da água e sociedade civil.
Objetiva-se um ambiente democrático para avaliar os reais e diferentes interesses sobre os usos das águas da nossa bacia e possui poder de decisão e tem elaborado políticas para gestão da bacia.
Mais informações sobre o CBH-TJ e Comitês de Bacia Hidrográfica em geral em: