“Permacultura na comunidade: promovendo a qualidade ambiental e o saneamento na bacia do Córrego do Monjolinho, a partir da gestão integrada de resíduos sólidos e implementação de hortas agroecológicas em espaços educadores de São Carlos – SP”

O objetivo do projeto é desenvolver ações voltadas para a promoção do saneamento e qualidade ambiental a partir da educação ambiental, com enfoque nos conceitos da permacultura e na implementação de estruturas para gestão integrada de resíduos sólidos e hortas agroecológicas no ambiente de espaços educadores de ensino não-formal. Isso se dará a partir de um curso formativo com duração de aproximadamente 6 meses nas duas unidades do Salesianos São Carlos, instituição parceira do projeto que possui sólida atuação com crianças e jovens e que atende esse público no período de contra-turno escolar. As atividades serão desenvolvidas nos próximos meses com 2 turmas de jovens com idade a partir de 9 anos, além de educadores, funcionários e gestores das unidades. O processo tem caráter participativo e propositivo e com isso calcula-se também um impacto indireto em toda a comunidade envolvida no processo.

O projeto foi viabilizado através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), tem valor total de R$ 165.434,78 e será desenvolvido em 12 meses.