“Permacultura na comunidade: promovendo a qualidade ambiental e o saneamento na bacia do Córrego do Monjolinho, a partir da gestão integrada de resíduos sólidos e implementação de hortas agroecológicas em espaços educadores de São Carlos – SP”

O objetivo do projeto é desenvolver ações voltadas para a promoção do saneamento e qualidade ambiental a partir da educação ambiental, com enfoque nos conceitos da permacultura e na implementação de estruturas para gestão integrada de resíduos sólidos e hortas agroecológicas no ambiente de espaços educadores de ensino não-formal. Isso se dará a partir de um curso formativo com duração de aproximadamente 6 meses nas duas unidades do Salesianos São Carlos, instituição parceira do projeto que possui sólida atuação com crianças e jovens e que atende esse público no período de contra-turno escolar. As atividades serão desenvolvidas nos próximos meses com 2 turmas de jovens com idade a partir de 9 anos, além de educadores, funcionários e gestores das unidades. O processo tem caráter participativo e propositivo e com isso calcula-se também um impacto indireto em toda a comunidade envolvida no processo.

O projeto foi viabilizado através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), tem valor total de R$ 165.434,78 e será desenvolvido em 12 meses.

“Permacultura na comunidade: promovendo a qualidade ambiental e o saneamento na bacia do Córrego do Monjolinho, a partir da gestão integrada de resíduos sólidos e implementação de hortas agroecológicas em espaços educadores de São Carlos – SP”

O objetivo do projeto “Permacultura na Comunidade” é desenvolver ações voltadas para a promoção do saneamento e qualidade ambiental a partir da educação ambiental, com enfoque nos conceitos da permacultura e na implementação de estruturas para gestão integrada de resíduos sólidos e hortas agroecológicas no ambiente de espaços educadores de ensino não-formal.

[MANTER A FOTO QUE JÁ ESTÁ NA PÁGINA AQUI]

O curso formativo foi realizado entre agosto de 2022 e junho de 2023 com cerca de 40 crianças e seus educadores em duas unidades do Salesianos São Carlos, instituição parceira do projeto que possui sólida atuação com crianças e jovens e que atende esse público no período de contra-turno escolar.

Jardim com grama e terra

Descrição gerada automaticamente com confiança média  

Horta agroecológica – Unidade Dom Bosco

As atividades do projeto foram desenvolvidas seguindo eixos pedagógicos elaborados pela equipe e adaptados à faixa etária das crianças que produziram ao longo do projeto cartazes e conteúdos visuais educomunicativos para exposição para a comunidade escolar do Salesianos.

Eixos:

1- Permacultura na comunidade;

2 – Construindo e desenvolvendo hortas agroecológicas comunitárias;

3 – Resíduos Sólidos – como fechar os ciclos, preservar os recursos naturais e minimizar a poluição;

4 – Conhecendo nossas bacias hidrográficas e contribuindo para a preservação da água;

5 – Qualidade ambiental e saneamento básico na cidade e no campo;

6- Permacultura na Comunidade.

O projeto foi viabilizado através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), tem valor total de R$ 165.434,78 e foi desenvolvido em 16 meses.