A Associação Veracidade está realizando entre maio e outubro de 2021 de uma consultoria para implantarmos 2 Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Assentamento Nova São Carlos, nos lotes da Dona Sueli e da Dona Francisca, com 500m² cada plantio.

O trabalho será realizado em etapas, sendo a primeira de reconhecimento territorial – para conhecer o lote, fazer análise de fertilidade do solo e de disponibilidade hídrica, e conhecer o perfil das atividades agropecuárias que são feitas pela família –; a segunda será entender junto às agricultoras a vocação do uso dos seus SAFs; a terceira de construir conjuntamente o croqui do sistema e as espécies que serão plantadas; a quarta será o mutirão de implantação – em que pretendemos impulsionar o cooperativismo e promover uma formação sobre SAFs –; e a ultima será uma oficina de manejo de SAFs e visitas de monitoramento dos sistemas implantados.

Esta ação está inserida dentro de um projeto coordenado pelo NuMI-EcoSol e gestionado pela FAI/UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos), chamado Rede EcoSanca – Fomento à organização e fortalecimento da Rede de Cooperação Solidária de São Carlos/SP.

O projeto busca apoiar a organização e fortalecimento de uma Rede de Cooperação Solidária constituída por empreendimentos econômicos solidários do município de São Carlos, SP, tendo como estratégia a realização de atividades de formação, intervenção e sistematização a partir de uma base de serviços de assessoria técnica. Por meio da articulação da Rede de Cooperação Solidária de São Carlos espera-se fortalecer os empreendimentos econômicos solidários existentes, ampliando as possibilidades de geração de trabalho e renda, sobretudo para mulheres. Busca-se ainda subsidiar processos locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável; fomentar a constituição de cadeias produtivas e desenvolver estratégias de logística e comercialização de produtos e serviços da Rede.

Print da tela durante a reunião virtual realizada pela equipe do trabalho, Amanda Carrara, Nara Lopes e Júlia Guermandi.
Foto da visita de planejamento da equipe junto à Dona Sueli, dia 16/07/21
Foto da visita de planejamento da equipe junto à Dona Francisca, dia 16/07/21
Foto da visita técnica na propriedade da Dona Francisca, em que a equipe está fazendo a retirada de amostra de solo do local de implantação do SAF, dia 17/06/21.
Foto da visita técnica na propriedade da Dona Sueli para o acompanhamento do preparo do solo para o mutirão, em23/08/21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.