O projeto AGRO É FLORESTA é uma das maiores conquistas e alegrias da Associação Veracidade.

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) representam uma oportunidade de restauração florestal, diversificação da produção e transformação de ambientes degradados, e são uma excelente forma de cuidar dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, gerar renda para a população do campo.

Fomos a única instituição credenciada no edital nº 020/2019, realizado à partir do acordo de cooperação entre a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), que trouxe por objetivo a reaplicação de tecnologias sociais de saneamento ecológico e implantação de sistemas agroflorestais em aproximadamente 180 municípios de Minas Gerais relacionados às bacias de captação da Copasa, inseridos no âmbito do programa Pró-mananciais.

Em nosso caso, fomos selecionados para implementar 36 unidades demonstrativas de mil metros quadrados de sistemas agroflorestais em 29 cidades. O principal objetivo do projeto é a capacitação de agricultores/as no cultivo em sistemas agroflorestais, visando à ampliação, no território dos municípios trabalhados de uma agricultura de base agroecológica aliada à recuperação e preservação dos solos, das águas e o aumento da biodiversidade local.

A implantação dos SAFs é ancorada em um processo formativo, envolvendo a família beneficiada e outros/as agricultores/as da região, em formato teórico/prático, na metodologia de capacitação em serviço, realizada no formato de oficinas e mutirões, durante a qual é implantada a unidade demonstrativa em área disponibilizada pelo/a agricultor/a local. A formação conta com carga horária de 40h. A área é devidamente preparada pela família responsável pela implantação da unidade demonstrativa. O planejamento do desenho do SAF e das espécies é feito e discutido anteriormente com a família e a implantação do SAF é feita nas oficinas/mutirão e complementadas pela própria família beneficiada.

Para obter mais detalhes acerca do projeto, clique aqui para baixar nosso plano de trabalho completo em pdf (sujeito a alterações de datas e prazos).

Além disso, elaboramos uma cartilha exclusiva para o projeto que você pode baixar gratuitamente em pdf clicando aqui. Para qualquer reprodução de seu conteúdo deve ser citada a fonte.

Até o presente momento já implementamos 4 unidades demonstrativas na cidade de São Thomé das Letras (MG). Conheça um pouco do trabalhos nos vídeos abaixo e acompanhe nossas redes sociais para mais atualizações.

Primeira implementação – Camping Vimana, propriedade de Sócrates e Tânia
Segunda implementação, propriedade do Juquinha
Terceiro SAF, Instituto Águas Claras (Juninho)
Quarto SAF. propriedade de Wilson e Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *