MUTS Rio Branco

O Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social realizado no município de Rio Branco, capital do estado do Acre, aconteceu condomínio Cidade do Povo, e teve seu início no segundo semestre de 2017 e o término em 2019.

A primeira etapa do projeto consistiu em um levantamento de dados nas habitações para elaboração de um diagnóstico local utilizando a metodologia do autorecensemento desenvolvido pela Rede Interação. À partir dos dados levantados e de uma intensa campanha de mobilização, os moradores escolheram implementar no local as Tecnologias Sociais “Joias Sustentáveis” e “Hortas Comunitárias”.

Em relação às Joias Sustentáveis, consolidou-se um grupo de aproximadamente 8 artesãs que se encontra semanalmente para realizar a produção e confecção de peças. O grupo se organizou e criou a logomarca “Unidos para Vencer” com o intuito de realizar a comercialização dos materiais produzidos que, por hora, é feita de forma individual, seguindo os acordos financeiros estabelecidos pelo grupo. Para acessar o relatório completo das atividades de implementação da TS Jóias Sustentáveis em Rio Branco, clique aqui.

Já a Horta Comunitária foi construída em um espaço cedido pela Paróquia da Igreja Católica na Cidade do Povo. A gestão do espaço é realizada pelas responsáveis da paróquia e por integrantes da Cidade do Povo. Houve um acompanhamento de um técnico agrícola para estruturar o espaço e iniciar os plantios, sendo que posteriormente foi a própria comunidade que deu continuidade ao trabalho. Até o momento os cultivos são consumidos pelos integrantes do grupo gestor, sendo avaliada a possibilidade de comercialização. Para acessar o relatório completo das atividades de implementação da TS Hortas Comunitárias em Rio Branco, clique aqui.