No último sábado, 27/07, das 17h às 21h, aconteceu o 1º Arraiá das Nações, ao lado da área de lazer do bairro Jardim das Nações II, organizado por moradores de todos os condomínios, em parceria com a Associação Veracidade (instituição de São Carlos que está realizando o projeto MUTS: Moradia Urbana com Tecnologia Social, financiado pela Fundação Banco do Brasil) e a Secretaria Municipal de Habitação. O evento também contou com os apoios da Ordem DeMolay de Rio Claro, Secretaria Municipal de Esportes e de artistas locais que se apresentaram voluntariamente.

Mais de 500 pessoas passaram pelo evento comunitário que, por meio de apoios e doações, ofereceu de forma completamente gratuita aos participantes comidas e bebidas típicas, jogos e brincadeiras para crianças, sorteio de brindes e prêmios e a apresentação dos resultados da primeira etapa do projeto MUTS, em que moradoras do bairro foram capacitadas para realizar uma pesquisa em todas as 1.168 unidades do conjunto habitacional com o objetivo de reunir informações socioeconômicas que possam auxiliar na elaboração de um Plano de Ação Comunitário, elencando prioridades na execução de políticas e equipamentos públicos para a localidade, para atender as demandas geradas pelo residencial.

A animação da festa ficou por conta dos grupos “Samba Bom”; do violeiro “Márcio Plácido” e do grupo de rap “Causa Perdida”, todos de Rio Claro.

Cristiane Dionísio, uma das moradoras que participou ativamente da organização da festa, comenta que “os principais objetivos eram integrar os moradores entre si e, ao mesmo tempo, apresentar o bairro para o restante da cidade, que por vezes tem ideias erradas sobre o que acontece no Jardim das Nações”. Luciane Fortunato, outra moradora e organizadora, comenta que “o número de pessoas presentes foi praticamente o dobro do esperado, e que os objetivos certamente foram alcançados graças ao apoio de muita gente, da Associação Veracidade, da prefeitura, das bandas e de todos que ajudaram de alguma forma

As ações sociais e comunitárias continuam no bairro, e, a partir de agora, com os dados da pesquisa realizada, se iniciará a elaboração do Plano de Ação Comunitário do bairro. Já se fala que a festa certamente se tornará uma tradição do bairro e promete ser ainda maior no ano que vem. Você vai perder?

Para mais informações basta procurar os representantes do Projeto MUTS, no Jardim das Nações II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *