Sobre o projeto

A Ocupação Em Busca de Um Sonho é uma comunidade localizada entre os bairros Cidade Aracy e Antenor Garcia na cidade de São Carlos/SP que passa por um processo de regularização, e é o local onde são realizadas as atividades do projeto “Casas em busca de um sonho” realizado pela Associação Veracidade em parceria com o Grupo Maitá e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). 

O projeto propõe de forma participativa entre a equipe e moradores da comunidade a elaboração dos projetos das Unidades Habitacionais a partir do projeto de um Módulo Hidráulico contando com financiamento do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo em sua chamada 003/2021 para edital de Assistencia Técnica em Habitação de Interesse Social para famílias de baixa renda em lote próprio, cedido ou em área passível de regularização fundiária.

A ocupação Em Busca de um Sonho existe graças à luta das 109 famílias que, juntamente com o MTST, estão em fase de negociação com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Carlos para a conclusão da implantação do projeto de loteamento e saneamento básico, cuja execução foi iniciada em 2020, assegurando a permanência dos moradores da ocupação na área, onde vivem há mais de cinco anos em casas precárias de madeira.

O projeto será desenvolvido até a Etapa de Anteprojeto, com protocolização para aprovação na prefeitura. Visando uma adequação às diversificadas necessidades das famílias, ele permitirá, a partir de uma base comum – o Módulo Hidráulico – constituir possibilidades diversificadas de desenvolvimento da habitação, a partir de projetos que possam ser, posteriormente, executados em etapas conforme a evolução das necessidades das famílias e o acesso a diferentes formas de financiamento e recursos de programas de habitação.

Todas as ações estão sendo elaboradas e negociadas junto à Prefeitura Municipal de São Carlos, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), moradores da comunidade OEBUS, Grupo Pitá e Veracidade para a conclusão do projeto de habitação de interesse social.

O processo participativo

Para o desenvolvimento de um projeto participativo realizamos diversas atividades com o envolvimento da comunidade, de profissionais de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, da coordenação do MTST e gestão pública. O projeto da unidade habitacional é elaborado a partir de diagnóstico realizado de forma participativa com os moradores em oficinas presenciais através de metodologias específicas, levantando em conta suas necessidades e anseios, bem como o levantamento documental da legislação cabível à construção habitacional a nível municipal e levantamento fotográfico para compreensão do entorno. 

As atividades colocam moradores, adultos e crianças, como protagonistas do processo de elaboração das moradias e foram desenhadas para que o empoderamento dos moradores seja efetivo e significativo, criando pertencimento à moradia e ao local, bem como ao processo de desenvolvimento de projetos de arquitetura.

Parceria de Fomento

Realização

Parceiros