/widgets.js";var sz=d.getElementsByTagName(s)[0];sz.parentNode.insertBefore(z,sz)}(document,"script","zb-embed-code"));


O GIRO (Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos) foi um dos primeiros projetos da Veracidade, sendo iniciado em 2012 de forma concomitante ao nascimento da instituição. O principal objetivo do GIRO é a descentralização da gestão dos resíduos orgânicos através da compostagem em bairros, de iniciativas de auto-gestionamento e da educação ambiental. O projeto é pautado nos princípios permaculturais que visam o fechamento de ciclos. Desta forma, diferentemente da cadeia linear (extração – tprodução-consumo-descarte), os resíduos orgânicos são reciclados e transformados em fertilizantes orgânicos.

Buscando a implementação da compostagem como política pública, o projeto organizou uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de São Carlos, resultando em um guia em formato de livreto usado como ferramenta de pressão política na promoção e regulamentação da compostagem no município.

O projeto conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) onde os contribuintes dos bairro levam os resíduos orgânicos produzidos em suas residências. Desta forma, materiais que iriam para o aterro são compostados e os fertilizantes orgânicos são utilizados para a produção hortaliças. Atualmente, o projeto conta com 2 PEVs:

  • Sede da Veracidade: Rua Dona Ana Prado, 501 – Vila Prado
  • Casa da Regina: Rua Francisco Pelegrino, 46 – Vila Costa do Sol