foto sesc da oficina como fazer um minhocário

Talvez você já tenha desejado fazer um minhocário, mas achou que daria muito trabalho. Lidar com nossos rejeitos, em nossa sociedade, é algo que costumava ser muito mal visto e por isso sempre terceirizado. Quando colocamos todos os nossos rejeitos (orgânicos, recicláveis e não-recicláveis) em sacos plásticos e os entregamos para a coleta, parece que resolvemos o problema magicamente. Mas essa forma de tratar os rejeitos tem trazido inúmeros problemas para nosso planeta e as pessoas que nele vivem. Por isso que a reciclagem, a reutilização e a compostagem são práticas que têm sido cada vez mais valorizadas e você também não deveria ficar de fora.

No entanto, muitos de nós ainda mantemos um preconceito quanto a manipulação de nossos rejeitos, especialmente os orgânicos. A impressão é que “lixo” sempre traz doenças, inseto e mal cheiro, e por isso deve ficar longe de casa. Mas isso não é verdade! Saiba que você também pode fazer um minhocário na sua casa e ainda obter vários benefícios disso.

Mas se você quer uma solução mais rápida e ainda colaborar com o projeto Veracidade, compre nossas composteiras para você começar a produzir já. Visite nossa loja e conheça nossos 3 modelos proporcionais às suas necessidades. Se você quer mais facilidade ainda, compre já pronto nossos biofertilizantes, húmus e minhocas na loja.

 

Compostagem: um processo natural e benéfico

A compostagem é um processo sempre presente na natureza. É através deste processo que a matéria orgânica (folhas, frutos, insetos, animais etc) se deterioram gerando novos elementos que será incorporados no ciclo da vida.

Os prfoto veracidade mostrando seu minhocárioocessos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

A compostagem sempre foi utilizada na história da agricultura e, embora intensamente substituida pelos fertilizantes químicos, a prática tem sido retomada pela agricultura orgânica. Cada dia mais descobrimos que a utilização de pesticidas e fertilizantes químicos têm causado efeitos negativos naqueles que aplicam e consomem estes alimentos.  Por isso a pratica de manter uma pequena horta em casa tem sido adotada por muitas pessoas que procuram uma alimentação saudável e sem os efeitos colaterais dos produtos químicos. E claro que, para ter vasos ou uma horta bonita e produtiva, é necessário a utilização de adubos orgânicos.

Além dos benefícios à saúde, a compostagem é produzida a partir do seu próprio lixo doméstico. Com isso você estará produzindo adubo gratuitamente. E mais, você vai diminuir muito o volume do seu lixo diário e evitar que esse material contribua com o aumento do aterros sanitários que prejudicam o solo, o ar e as águas.

 

Por que fazer um minhocário?

Existem diversas formas de fazer a compostagem do seu lixo orgânico. A vermicompostagem é o processo realizado com o auxílio de minhocas que, além de acelerar o processo, tornam o composto mais nutritivo para suas plantas.

Com um minhocário você será capaz de transformar seu lixo orgânico (veja abaixo que nem todo lixo orgânico pode ir no seu minhocário) em adubo, separando ainda o adubo líquido do adubo sólido. O interessante é que existem modelos compactos, que ocupam pouco espaço, podendo ser mantidos em casa ou apartamento. Como devem ser incluir um sistema de fechamento, evitam o surgimento de insetos e mal cheiro.

Assim, se você fizer um minhocário você irá contribuir com a diminuição da poluição e irá coseguir adubo sólido e líquido gratuitamente, nutrindo suas plantas sem a utilização de  adubos químicos.

 

Como fazer um minhocário

Existem diversas formas de fazer um minhocário (você pode conferir e se inspirar com estes modelos e acabamentos). A ideia básica é que eles possuam 3 andares de compartimentos que estejam conectados. Os mais utilizado são baldes plásticos ou caixas plásticas.

baldes de margarina furados para fazer um minhocário
Faça do próprio fundo do balde uma peneira.

1- Para economizar você pode reutilizar baldes e recipientes para fazer um minhocário. Por exemplo, aqueles de cloro de piscina ou de alimentos para atacado. Eles possuem um bom tamanho e você pode obtê-los de graça.

2- Entre estes compartimentos deve haver uma tela ou sistema que funcione como uma peneira, retendo o resíduo sólido e deixando vazar para o primeiro compartimento o chorume (parte líquida). Uma forma bem prática e econômica é furar o próprio fundo dos baldes com uma furadeira, fazendo com quem vire uma peneira. As tampas do balde podem ser recortadas, mantendo-se apenas uma borda, assim você irá conseguir encaixar o balde de cima, permitindo que o líquido passe.

3- Por isso o último compartimento servirá para reter o chorume. Se você quiser fazer um modelo mais “estiloso” pode colocar uma torneira plástica (como de filtros de água) neste compartimento na parte mais baixa (mas se fizer isso, lembre-se de que sua composteira terá que ficar mais elevada que o chão para que caiba um copo ou pote abaixo da torneira para colocar o chorume).

Depois disso basta arrumar algumas minhocas e começar sua produção (ou compre-as em nossa loja). O último balde (que não foi furado) deve ficar embaixo. Coloque o segundo compartimento em cima do primeiro e comece a enchê-lo. Seu lixo orgânico deve ser misturado com palha ou serragem (mais informações abaixo). Depois que o recipiente estiver cheio coloque o terceiro recipiente em cima do segundo e comece a utilizá-lo.

 

O que pode ir na composteira?

Agora que você já sabe fazer um minhocário é hora de aproveitá-lo. Mas antes, saiba o que pode ir no minhocário e o que deve ser evitado:

itens que podem ir na composteira

 

Saiba mais

capa do guia de leis e diretrizes de resíduos sólidos de são carlosVocê se interessa pelo tema gestão de resíduos. Então conheça o GIRO (Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos) um dos projetos da Veracidade que trabalha a descentralização da gestão dos resíduos orgânicos através da compostagem em bairros

O projeto também desenvolveu o Guia de Leis e Diretrizes de Resíduos Sólidos de São Carlos, que vai tirar todas as suas dúvidas sobre as formas corretas de tratar seu lixo e resíduos.

2 thoughts on “Como fazer um minhocário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *