Talvez você já tenha se perguntado sobre o porque de fazer um minhocário. Lidar com nossos rejeitos, em nossa sociedade, é algo que costumava ser muito mal visto e por isso sempre terceirizado. Quando colocamos todos os nossos rejeitos (orgânicos, recicláveis e não-recicláveis) em sacos plásticos e os entregamos para a coleta, parece que resolvemos o problema magicamente. Mas essa forma de tratar os rejeitos tem trazido inúmeros problemas para nosso planeta e as pessoas que nele vivem. Por isso que a reciclagem, a reutilização e a compostagem são práticas que têm sido cada vez mais valorizadas.

No entanto, muitos de nós ainda mantemos um preconceito quanto a manipulação de nossos rejeitos, especialmente os orgânicos. A impressão é que “lixo” sempre traz doenças, inseto e mal cheito, e por isso deve ficar longe de casa. Mas isso não é verdade! Saiba que você também pode fazer um minhocário na sua casa e ainda obter vários benefícios disso.

Compostagem: um processo natural e benéfico

A compostagem é um processo sempre presente na natureza. É através deste processo que a matéria orgânica (folhas, frutos, insetos, animais etc) se deterioram gerando novos elementos que será incorporados no ciclo da vida.

Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

A compostagem sempre foi utilizada na história da agricultura e, embora intensamente substituida pelos fertilizantes químicos, a prática tem sido retomada pela agricultura orgânica. Cada dia mais descobrimos que a utilização de pesticidas e fertilizantes químicos têm causado efeitos negativos naqueles que aplicam e consomem estes alimentos.  Por isso a pratica de manter uma pequena horta em casa tem sido adotada por muitas pessoas que procuram uma alimentação saudável e sem os efeitos colaterais dos produtos químicos. E claro que, para ter vasos ou uma horta bonita e produtiva, é necessário a utilização de adubos orgânicos.

Além dos benefícios à saúde, a compostagem é produzida a partir do seu próprio lixo doméstico. Com isso você estará produzindo adubo gratuitamente. E mais, você vai diminuir muito o volume do seu lixo diário e evitar que esse material contribua com o aumento do aterros sanitários que prejudicam o solo, o ar e as águas.

Por que fazer um minhocário?

Existem diversas formas de fazer a compostagem do seu lixo orgânico. A vermicompostagem é o processo realizado com o auxílio de minhocas que, além de acelerar o processo, tornam o composto mais nutritivo para suas plantas.

Com um minhocário você será capaz de transformar seu lixo orgânico (veja abaixo que nem todo lixo orgânico pode ir no seu minhocário) em adubo, separando ainda o adubo líquido do adubo sólido. O interessante é que existem modelos compactos, que ocupam pouco espaço, podendo ser mantidos em casa ou apartamento. Como devem ser incluir um sistema de fechamento, evitam o surgimento de insetos e mal cheiro.

Assim, se você fizer um minhocário você irá contribuir com a diminuição da poluição e irá coseguir adubo sólido e líquido gratuitamente, nutrindo suas plantas sem a utilização de  adubos químicos.

Como fazer um minhocário

Existem diversos formatos de minhocário (você pode conferir e se inspirar com estes modelos e acabamentos). A ideia básica é que eles possuam 3 andares de compartimentos que estejam conectados. O mais utilizado são baldes plásticos ou caixas plásticas. Os baldes podem aqueles de cloro de piscina ou de alimentos para atacado, pois além de serem grandes, você economiza reutilizando os recipientes.

Entre estes compartimentos deve haver uma tela ou sistema que funcione como uma peneira, retendo o resíduo sólido e deixando vazar para o primeiro compartimento o chorume (parte líquida).

 

 

é um itém essencial para nutrir a sua horta, além de tratar o seu lixo, é bom pra você, para o planeta e para as suas plantas. Você pode adquir em nossa loja virtual.

 

 

1 thought on “Como fazer um minhocário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *