A maioria das pessoas gostaria de ter uma casa ecológica na cidade, mas elas não acreditam que isso seja possível ou acham que seria muito caro. Realmente, quando pesquisamos sobre o assunto encontramos mais informação sobre como construir uma casa ecológica. E na maioria das vezes as alternativas implicam em aumento de custo. A realidade da maioria das pessoas exige, também, alternativas baratas ou de redução de custos.

É claro que reconstruir sua casa é algo complexo, mas você pode tornar sua casa ecológica adquirindo novos hábitos e princípios.  E isso é possível e viável sim, e a sede da Associação Veracidade comprova isso. A sede inclusive é aberta a visitações e qualquer pessoa, entidade ou escolas podem requisitar uma visita monitorada. Para saber mais entre em contato.

Uma casa ecológica precisa integrar seus processos

Hoje a maioria das pessoas já ouviram falar sobre minhocários, agricultura orgânica, reciclagem etc, no entanto, quando pensamos nas coisas de forma integrada um elemento passa a exercer mais de uma função tornando-se mais produtivo. Nosso exemplo serve como sugestão para quem quer começar sem grandes investimentos.

Vamos começar pelo lixo: redução, reciclagem e descarte

Separar e destinar corretamente seu lixo é um passo importante. Nesse processo você terá separar seu lixo reciclável e destinar para o sistema de coleta reciclável de seu município ou condomínio. Neste link você poderá descobrir que materiais podem ser reciclados e quais são rejeitos (que devem ir para o sistema de coleta de lixo convencional). Esta cartilha produzida em parceria da prefeitura de São Carlos com a Veracidade vai lhe ensinar como descartar corretamente os rejeitos.

composto em minhocário feito para casa ecológica
Minhocas reciclam mais rápidamente seu lixo orgânico

No processo de separação do lixo você vai perceber que o lixo orgânico (os restos de comida, verduras, papeis etc) compõe boa parte do volume do seu lixo. No entanto você pode transformar boa parte dele em adubo. Se você possui uma horta ou plantas em casa, você irá poder economizar nos adubos e ainda ter uma produção orgânica.

Os minhocários ou composteiras existem em diversos tamanhos e cabem em qualquer espaço. Veja neste nosso artigo como fazer um minhocário e entenda seu funcionamento e benefícios.

Horta orgânica

Se você não possui uma horta está na hora de começar. Em qualquer espaço do seu quintal ou até mesmo em pequenos vasos é possível produzir temperos, verduras e até mesmo legumes e frutas.

E se ainda falta espaço, as cidades também contam com muitas terrenos baldios e áreas que podem ser transformados em grandes hortas. Acha loucura, então inspire-se com o projeto Uma horta pra chamar de minha, também desenvolvido pela Veracidade.

Lembre-se que você não vai apenas economizar no mercado, mas vai aumentar seu consumo de alimentos orgânicos com o adubo do seu minhocário.

Uma casa ecológica precisa ser eficiente

Outro princípio importante na busca de uma casa ecológica é um integração eficiente com o ambiente, utilizante fontes de energia e recursos normalmente desperdiçados. Você economiza dinheiro no fim do mês e diminui o consumo da energia advinda de fontes poluentes.

Captação de água da chuva

Muitos litros de água correm de seus telhados e vão gerar acúmulo nas galerias pluviais. Essa água não pode ser consumida, mas pode ser utilizada para lavar chão, carros e até mesmo para regar aquela horta que você vai fazer. Para isso será preciso adptar seu sistema de calhas para uma cisterna que armazene essa água.

Na Veracidade a água que vem da chuva é captada e canalizada em um super tonel de 12 mil litros. Como na sede vivem muitas pessoas é preciso armazenar bastante água. E toda essa água captada além de regar as plantas dão conta do banho, da louça e de todas as outras atividades que envolvam água. A aguá que vai pro banho é encaminhada para um boiler e aquecida com energia solar, depois de usada no banho, na pia, no tanque a água é direcionada para um reservartório que irá tratá-la novamente e alimentar o SAF sistema de agroflorestas.

cisterna de captação de água da casa ecológica veracidade
Economize água captando armazenando água da chuva

 

Energia solar

Se você tem possibilidade de invenstir, a energia solar é uma ótima opção. Apesar do custo inicial, ao longo de cinco anos o investimento irá se pagar. O preço da tecnologia fotovoltaica vem caindo e hoje a legislação brasileira permite que você envie energia de volta para rede elétrica. Isso significa que enquanto você não está consumindo a energia, você não precisará de uma “bateria” para armazenar a energia. Você envia para a rede elétrica e recebe crédito na sua conta mensal. Se desejar mais informações consulte nossa parceira SHS engenharia sustentável.

Deixe sua casa ainda mais ecológica

Para você que achou pouco, ainda temos mais algumas dicas que são aplicadas na sede da Veracidade (lembrando que você pode solicitar uma visita à sede).

galinheiro no quintal da casa ecológica veracidade
Galinhas para compostar seu lixo orgânico

Galinheiro

Para quem tem espaço e gosta de animais você pode integrar ainda mais seu sistema de resíduos com um pequeno galinheiro. As galinhas são ótimas composteiras e suas fezes um excelente adubo para sua horta.

Além disso, elas botam ovos, eliminam diversas pragas e você poderá alimentá-las com restos de vegetais da sua cozinha.

Mas verifique na legislação de seu bairro se você pode possuir galinhas, muitos bairros urbanos proibem este tipo de criação).


banheiro seco para casa ecológica
Banheiro seco transforma dejetos em adubo.

Banheiro seco

Você sabia que até nossos resíduos fisiológicos podem ser utilizados? A sede da veracidade conta com banheiros nada convencionais.

Chamados de banheiros secos, pois neles não são utilizados água, mas serragem. Através de um processo natural de decomposição as fezes, urina, papéis e serragem geram adubo. Assim você diminui sua emissão de esgoto e alimenta sua horta.

E é claro, isso de forma higiênica e tudo sem gerar maus odores.

 

Mais informações

Se você tiver dúvidas ou quiser mais informações, pergunte aqui nos comentários ou entre em contato com a Veracidade. E se você está sem tempo para visitar a sede da Associação, confira esse vídeo e veja um pouco dessa vivência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *